terça-feira, 3 de março de 2009

– COESÃO TEXTUAL E MECANISMOS

O fenômeno da coesão tem sido objeto de estudo por várias lingüistas, objetivando desvendar a função dos elementos lingüísticos dentro do texto.

Halliday e Hasan(apud Koch, 1996, p.17), definem coesão textual como “um conceito semântico que se refere às relações de sentido existentes no interior do texto e o que definem como um texto”.

Nesse sentido,percebe-se que a coesão pode estabelecer uma relação de sentido no texto, posto que forma um elo coesivo, com o que está dentro do texto (endofórico) e para fora do texto (exofórico).

Beaugrande, e Dressler (apud Koch, 1996 p.18), por seu turno, defendem a coesão em conformidade com os componentes da superfície textual – isto é, “as palavras e frases que compõem um texto encontram-se conectadas entre numa seqüência linear por meio de dependência de ordem gramatical”.Assim, pode-se dizer que a coesão tem a função de ligar cadeias coesivas formando uma dependência entre tais elementos numa sucessão linear, responsável desta forma, por um fator fundamental, a textualidade.

Desse modo, pode se inferir que a coesão, para ser alcançada necessita da união de elementos que funcionem como “veículos” de sustentação para o seu funcionamento na superfície do texto.

Marcuschi (apud Koch, 1996, p.18) define os elementos de coesão como “aqueles que dão conta da estruturação da seqüência do texto”, afirmando que não se trata de princípios meramente sintáticos, mas de “uma espécie de semântica de sintaxe textual”, isto é, dos mecanismos formais de uma língua que permitem estabelecer, entre os elementos lingüísticos do texto, relação de sentido.

Tal premissa, se opõe a opinião de Halliday e Hasan que argumentam que a “coesão” é uma condição necessária, embora não suficiente para criação textual, Marcuschi (1996) explica que existem textos sem auxílio de elementos coesivos, mas, o sentido se dá ao nível contextual,como também, há texto auxiliados de mecanismos de coesão, com discursos isolados, sem condições necessárias para formação textual

Nenhum comentário: