sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A viagem fantástica da leitura

Consta-se que a leitura é um universo fantástico cheio de emoções, em que o leitor passa fazer parte desse mundo encantado e maravilhoso que o cerca. Dando assim a oportunidade para este se envolver em leitura desde cedo, tendo sempre o cuidado de despertar no aprendiz o gosto e o prazer para compreender o que está escrito.
Para melhor compreensão, enfatiza-se o falar de Belink ( apud Revista Nova Escola 2008, p. 19 ), “ a fantasia é tudo. Sempre digo aos pequenos que o livro é um objeto muito maior por dentro do que por fora”.
Percebe-se que se deve levar a criança para esse outro lado da imaginação a fim de que busque uma aprendizagem gratificante e satisfatória para
De acordo com Martins ( 1994, p.37-81 ) “ Muitas vezes descobrimos gravados em nossa memória cenas e situações encontradas durante a leitura de um romance, de um filme, de uma canção.
Nota – se que nossa mente memorizou um fato importante que chamou atenção, com certeza algo de bom ou ruim, que uma leitura pode nos levar como ponto de referência a nossa vida.
Uma outra importância da viagem da leitura, Martins ( 1994, p. 37-81), explica que “ Com o correr do tempo, preferências de leitura surgem, mas permanece a ligação inicial, a ponto da mera visão de um filme [...]”.
Nesse sentido, o leitor se deixa envolver sua infância relembrando os textos que mais deixaram recordações, e também preferências a outros tipos de leitura, mas não deixando de lado suas lembranças de textos que retratam os sonhos de uma leitura prazerosa.
Kato (Apud Zilbermar e Silva, 2005, p.34), por sua vez explica que “Somente quando a estória emerge como uma ficção que a criança começa a jornada na exploração do mundo[...]”.
Desse modo, a criança começa a criar situações de como seria esse mundo de ficção para interagir com leituras que leve a ter alternativas de uma aprendizagem de bons resultados e proveitos satisfatórios.
Cerqueira (2006), em seu depoimento, diz que “leitura no seu sentido geral amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universo desconhecido”.

Dessa forma, podes-se perceber que o desenvolvimento da leitura é de fundamental importância para fazer o leitor viajar dentro dos textos, pois desta maneira, conseguirá enriquecer seus conhecimentos e com isto, ter mais incentivo em apreciar o que ler.
Neste sentido Araújo (2008, p.06) explica que “quem lê, viaja em um mundo encantado, repleto de sonhos e fantasias, e isso sim, deve deixar por conta de um iniciante da leitura, principalmente as crianças que estão em fase de amadurecimento mental”.

Cada texto deve ser posto ao aluno de acordo com sua realidade ou até mesmo a faixa etária, pois não se deve expor para um leitor iniciante da leitura que requer um trabalho de treinamento, um texto com um vocabulário bem diferenciado daquilo que ele tem hábito de ouvir ou registrar em seu cotidiano, pois só desta maneira, haverá um esforço bem maior por parte do discente no âmbito da leitura.

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